A Logística Reversa

no

Rio de Janeiro

Logística reversa regulamentada:
Sim
Órgão Fiscalizador:
SEAS/INEA
Prazo para entrega dos Relatórios Anuais:
31 de Março

No Rio de Janeiro, o sistema de logística reversa de embalagens e resíduos de embalagens  entrou em vigor por meio da Lei Estadual nº 8.151 de 2018. A norma determina as responsabilidades pela implantação e operacionalização dos sistemas de logística reversa no estado. 

Em 2019, a Resolução SEAS n° 13 instaurou a obrigatoriedade da prestação de contas do cumprimento da logística reversa por meio de dois documentos: Ato Declaratório de Embalagens - conhecido como ADE - e do Plano de Metas e Investimentos - o PMIn.  

Em 2023,  foi publicado o Decreto nº 48.354/2023, que institui o regulamento geral de logística reversa do estado, observando que o setor empresarial poderá cumprir as obrigações relacionadas à logística reversa por meio de adesão aos sistemas coletivos de logística reversa, como da Polen. 

O sistemas de logística reversa implantados no estado trarão informações como a forma de implementação e operacionalização; sistema de financiamento; entidades gestoras ou representativas, conforme o caso; forma de participação dos consumidores; detalhamento das responsabilidades compartilhadas do setor empresarial; objetivos, metas e cronograma; e monitoramento e avaliação do sistema. 

 É obrigatória a apresentação de relatórios anuais até o dia 31 de março de cada ano, contendo os resultados do respectivo sistema de logística reversa do ano anterior, para acompanhamento de seus objetivos e metas. A Polen, enquanto entidade gestora, é responsável tanto pela operacionalização do sistema de logística reversa, como pela sua comprovação legal junto à SEAS, consistente na entrega dos relatórios anuais. 

Importante: a implantação de sistemas de logística reversa será requisito para concessão e renovação das licenças ambientais do setor empresarial no estado.

Recicla Orla: PEVs na orla do Rio de Janeiro
Em parceria com a Orla Rio, a Polen traz ao Rio de Janeiro o Recicla Orla. Estamos deixando a praia mais limpa através de Pontos de Entrega Voluntária espalhados ao longo do calçadão.
Saiba Mais!

Legislação Específica do Estado

Veja abaixo uma lista mantida pela Polen da legislação aplicável referente à logística reversa

Decreto N°48.354/2023
1/2/2023
Institui o Regulamento Geral de Logística Reversa do Estado do Rio de Janeiro.
Noi-inea-19
20/9/2022
Procedimento para inclusão de condicionante no licenciamento de atividades passíveis de apresentação de Ato Declaratório de Embalagens (ADE) e Plano de Metas e Investimentos (PMin).
Deliberação Ineaº 41/2022
3/8/2022
APROVA A NORMA INSTITUCIONAL (NOIINEA-19.R-0) - PROCEDIMENTO PARA INCLUSÃO DE CONDICIONANTE NO LICENCIAMENTO DE ATIVIDADES PASSÍVEIS DE APRESENTAÇÃO DE ATO DECLARATÓRIO DE EMBALAGENS (ADE) E PLANO DE METAS E INVESTIMENTOS (PMIN).
Resolução Seas Nº 127/2022
16/3/2022
Dispõe sobre a alteração dos prazos para entrega do PMIn e ADE para o ano de 2022
Resolução Seas Nº 13/2019
12/5/2019
Regulamenta o ato declaratório de embalagens e o plano de metas e investimentos estabelecidos no sistema de Logística Reversa de Embalagens e Resíduos de Embalagens
Lei Nº 8151/2018
31/10/2018
Institui o sistema de logística reversa de embalagens e resíduos de embalagens
Lei Nº 4191/2003
29/9/2003
Dispõe sobre a Política Estadual de Resíduos Sólidos e da Outras Providências.